Seguidores

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Com olhar observador; esses conhecimento lhe permitam construir estratégias que possibilitem intervenções que beneficiarão no desenvolvimento das crianças sob seus cuidados.


Como as capacidades dos indivíduos vão se diferenciado ao longo da vida?


A psicologia tem um ramo chamado de: “A Psicologia do Desenvolvimento” que busca um entendimento sistemático da sequencia de mudanças cognitivas, psicossociais, psicossexuais, bio-psíquicas e seus desdobramentos ao longo dos ciclos da vida.



Mas o que é Ciclo Vital?


Embora a psicologia esteja sempre se desenvolvendo e este desenvolvimento é complexo e dinâmico, temos conceitos do que seria o ciclo vital, claro que não é uma conclusão fechada.


Estudar o ciclo vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância características e valores especiais. (RIBEIRO, 2011)
Imagem da internet
Imagem da internet













Resiliência, no campo da psicologia é a capacidade de minimizar ou superar os efeitos nocivos das situações difíceis e das adversidades. No decorrer do ciclo vital, da concepção à morte, torna-se claro que são raras as pessoas que não superam situações adversas.

Fato é que no período gestacional que é de transformações biopsicossociais. Há mudanças no corpo da mãe muito rápidas, há mudanças na identidade, são intensos os sentimentos e emoções, muitas vezes contraditórios e geradores de ansiedade. Na verdade, há uma série de ajustes entre a mãe e a gestação: medos, preocupações com anomalias, uma maior dependência da família, às vezes a relação do casal se abala e tudo isso durante a formação desse ser.

Quando esse bebê nasce, além de todas as mudanças que sua presença exige no seio familiar, com novas responsabilidades, tem o período de amamentação e além do desenvolvimento físico-motor, desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais, o bebê ainda nasce cheio de reflexos e habilidades sensoriais. Seus sentidos vão sendo desenvolvidos e ele vai assimilando tudo que diz respeito ao seu ambiente: desde de sabores, cheiros, tons de vozes, enfim, tudo que diz respeito a esse ambiente.
Imagem de internet

Imagem de internet








O desenvolvimento cognitivo do recém-nascido, a forma como adquirem conhecimento – a capacidade dos bebês de aprenderem a partir da experiência está presente desde os primeiros dias de vida. Basta observar as primeiras mamadas em relação às subsequentes, em poucos dias os reflexos de sucção e deglutição, que a principio são descoordenados e no geral tonam a situação de amamentação caótica, transformando-se em comportamentos qualitativamente diferentes que se desenvolvem por meio da reorganização dos vários reflexos e,  assim, o bebe ajusta-se a mãe. (RIBEIRO. 2011)


E depois de ler nossa pesquisa,
fica mais fácil compreender a cabecinha desta criança
a quem estamos dando voz!


Imagem de internet
Família de poucas posses, normalmente o banho era na bacia, porque nesse tempo, banheira era coisa de gente rica. Então ele chegou de terno, camisa de linho e gravata, atirou o paletó na cadeira, dobrou as mangas da camisa e correu para dar banho na princesinha dele.

Suas mãos lavavam seu corpinho indefeso e inocente enquanto a felicidade de estar na água e aquele cheirinho de Phebo subia.

Enquanto lhe dava o banho, brincava com você, fazia cosquinhas, mas, aquela cosquinha era diferente, dava uma sensação boa, mas nunca completa, ficava faltando uma coisa... tinha dia que você ficava até triste porque a cosquinha parava na hora mais gostosa do mundo! E você pensava: por que parou? faz mas! O tempo passou e nunca mais.. ninguém fez mais cosquinha, ele não lhe dava mais banho só a mocinha ou aquela que cuidava da casa. - Vixe! já deu até briga por causa desses banhos! Ninguém podia entrar no banheiro não!

Com o tempo tudo ficou no esquecimento, até um dia desses na psicanalista, né? Mas, disso a gente fala depois.

Vixe! mais já falei demais por hoje! Inté!




Nenhum comentário:

Postar um comentário