Com olhar observador; esses conhecimento lhe permitam construir estratégias que possibilitem intervenções que beneficiarão no desenvolvimento das crianças sob seus cuidados.
Como as capacidades dos indivíduos vão se diferenciado ao longo da vida?
A psicologia tem um
ramo chamado de: “A Psicologia do Desenvolvimento” que busca um
entendimento sistemático da sequencia de mudanças cognitivas,
psicossociais, psicossexuais, bio-psíquicas e seus desdobramentos ao
longo dos ciclos da vida.
Mas o que é Ciclo Vital?
Embora a psicologia esteja sempre se desenvolvendo e este desenvolvimento é complexo e dinâmico, temos conceitos do que seria o ciclo vital, claro que não é uma conclusão fechada.
Estudar o ciclo vital significa admitir que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida e cada período é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que virá depois. Sugere também que cada fase tem sua importância características e valores especiais. (RIBEIRO, 2011)
Resiliência, no campo da psicologia é a capacidade de minimizar ou superar os efeitos nocivos das situações difíceis e das adversidades. No decorrer do ciclo vital, da concepção à morte, torna-se claro que são raras as pessoas que não superam situações adversas.
Fato
é que no período gestacional que é de transformações
biopsicossociais. Há
mudanças
no corpo da mãe muito rápidas, há mudanças na identidade, são
intensos os sentimentos e emoções, muitas vezes contraditórios e
geradores de ansiedade. Na verdade, há uma série de ajustes entre a
mãe e a gestação: medos, preocupações com anomalias, uma maior
dependência da família, às vezes a relação do casal se abala e
tudo isso durante a formação desse ser.
Quando
esse bebê nasce, além de todas as mudanças que sua presença exige
no seio familiar, com novas responsabilidades, tem o período de
amamentação e além do desenvolvimento físico-motor,
desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais, o bebê ainda nasce
cheio de reflexos e habilidades sensoriais. Seus
sentidos vão sendo desenvolvidos e ele vai assimilando tudo que diz
respeito ao seu ambiente: desde de sabores, cheiros, tons de vozes,
enfim, tudo que diz respeito a esse ambiente.
Imagem de internet |
Imagem de internet |
O desenvolvimento cognitivo do recém-nascido, a forma como adquirem conhecimento – a capacidade dos bebês de aprenderem a partir da experiência está presente desde os primeiros dias de vida. Basta observar as primeiras mamadas em relação às subsequentes, em poucos dias os reflexos de sucção e deglutição, que a principio são descoordenados e no geral tonam a situação de amamentação caótica, transformando-se em comportamentos qualitativamente diferentes que se desenvolvem por meio da reorganização dos vários reflexos e, assim, o bebe ajusta-se a mãe. (RIBEIRO. 2011)
E depois de ler nossa pesquisa,
fica mais fácil compreender a cabecinha desta criança
a quem estamos dando voz!
Imagem de internet |
Suas mãos lavavam seu corpinho indefeso e inocente enquanto a felicidade de estar na água e aquele cheirinho de Phebo subia.
Enquanto lhe dava o banho, brincava com você, fazia cosquinhas, mas, aquela cosquinha era diferente, dava uma sensação boa, mas nunca completa, ficava faltando uma coisa... tinha dia que você ficava até triste porque a cosquinha parava na hora mais gostosa do mundo! E você pensava: por que parou? faz mas! O tempo passou e nunca mais.. ninguém fez mais cosquinha, ele não lhe dava mais banho só a mocinha ou aquela que cuidava da casa. - Vixe! já deu até briga por causa desses banhos! Ninguém podia entrar no banheiro não!
Com o tempo tudo ficou no esquecimento, até um dia desses na psicanalista, né? Mas, disso a gente fala depois.
Com o tempo tudo ficou no esquecimento, até um dia desses na psicanalista, né? Mas, disso a gente fala depois.
Vixe! mais já falei demais por hoje! Inté!
Nenhum comentário:
Postar um comentário