Seguidores

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

MAIS O QUE QUE TEM A VER OS REFLEXOS COM UMA GAITA TOCANDO BAIÃO?

Reflexos

você sabia que os bebês tem uma série de reflexos?
Tem sim!
Imagem de internet
Eles nascem com vários! vamos destacar alguns como: reflexo adaptativo; que é o reflexo de sugar e engolir, retraimento diante de um estímulo doloroso, abertura e fechamento dos olhos com as variações de luz, além dos primitivos que são os que são controlados pelas partes mais primitivas do cérebro, a medula e o mesencéfalo dos quais podemos citar:
  • reflexo de moro ou de susto (como um barulho alto ou está em seus braços e você simula uma queda; o bebê estica os braços, arqueia as costas e depois junta os braços como quem agarra alguma coisa;
  • reflexos de Babinski (você toca a planta do pé e ele abre os dedinhos e depois os curvam);
  • reflexo de agarrar (quando você pressiona qualquer objeto, como o dedo por exemplo na palma de sua mãozinha e ele agarra o objeto);
  • reflexo do passo ( Quando o bebê é segurado em posição ereta e ele realiza movimentos ritmados com as pernas);
  • reflexo-tônico-cervical (deita o bebê de costas e ele vira a cabeça, o braço e a perna para o mesmo lado, flexionando os membros opostos);
  • reflexos de Badkin (quando você acaricia as palmas das mãos, as duas ao mesmo tempo e ele abre a boca, fecha os olhos e inclina a cabeça para frente);
  • reflexo de sucção (você toca a bochecha dele ou o lábio superior e ele abre a boca e inicia movimentos de sucção);
  • reflexo de marcha (você segura o bebê por baixo dos braços com os pés nus, tocando uma superfície e ele faz movimentos semelhantes aos de caminhar);
  • reflexo de natação (você coloca o bebê na água, com o rostinho pra baixo e ele faz movimentos de natação coordenados.
Imagem de internet
Com o desenvolvimento, à medida que são substituídos pelas funções cerebrais mais complexas, os reflexos primitivos vão dando lugar aos neurológicos normais. (RIBEIRO, Monica Cintrão França – 2011)

Quanto às habilidades sensoriais?
Embora haja diferenças nos níveis de desenvolvimento, o recém-nascido dispõe de todas as habilidades sensoriais: audição, visão, paladar, olfato, tato, exceto alguns bebês especiais.

imagem de internet
E o mais interessante é que eles são capazes de ouvir mesmo antes do nascimento. Claro que os recém nascidos preferem a voz da mãe às outras mulheres e se o pai for presente, durante a gravidez, conversando com o bebê na barriga, fazendo carinhos na barriga da mãe etc, ele também vai preferir o som da voz do pai, a outros homens.(CASPER, FIFER, COLE apud RIBEIRO 2011).

Esses pequenos…! Desde o nascimento eles reagem aos sons e podem localizar pelo menos a sua direção aproximada, mas a sua acuidade auditiva melhora até a adolescência. (WERNER. BOOS 1953; COLE 2003 apud RIBEIRO 2011) Viu por que não é bom crianças e adolescentes ficarem com fones de ouvidos com sons muito altos?


SABE O SOM DE UMA GAITA TOCANDO UM BAIÃO?

EITA QUE ERA BOM VISSE?

Imagem de intermet
Então, aquela criança, que não abandonava a tal da chupeta em hipótese alguma, observava tudo, tinha pensamentos claros como respostas às brincadeiras que faziam com ela, mas ainda não tinha falado nem papai, só sabia pedir as coisas com os olhos e mãozinhas.

Vez por outra todo mundo se reunia e aquele moço colocava um negócio na boca e fazia um som gostoso, depois parava e batia numa caixinha que levava na mão e você batia palminha para ele e ria até que um dia, você estava séria, não batia palminha e nem ria, só olha para os pés de quem dançava e andava na sua frente - "vou fazer isso..."

Imagem da internet
Foi um dia decisivo! O moço, era seu irmão! Já estava casado e não ia muito na sua casa, mas, quando ele tocava aquilo todo mundo se alegrava. Mas, nesse dia ele notou que não estava sorrindo, nem batendo palminhas para ele… achando que tinha algo errado, começou a cantar um sambinha e batendo na caixinha ele chamou você. Vem! Vem dançar com o mano vem! - "Ah ele é mano!"

Ninguém esperava! você escorregou do colo da mãe e andou até ele e passou a falar como se já o fizesse há muito e fazia! só não conseguia fazer o som sair né? E a partir desse dia, falava: pepeta. ombinus, acum, paiê, manhê, Telinha – chupeta, ônibus, água, pai, mãe e Estela e agora mano – entre outras coisas.

Com um ano e meio, já falava tudo! Até que ouviu um menino falando um palavrão e você repetiu com perfeição. Ah! Foi tua desdita! Aquela que arrumava a casa, que era sua mãe, mas você não sabia nem o que era isso! Bateu tanto em sua boca que sangrou! Acredita?
A mãe era uma onça minha criança! Nordestina arretada! Que não admitia palavrão em sua casa, mas, era de jeito nenhum!

Você chorou, mas, chorou, e não entendeu porque ela fez aquilo! Ficou sentida com ela, foi como se dissesse: “não é à toa que não vou com a sua cara!” kkkkkkkk

Telinha te amava demais, você era a bonequinha dela; levou você no banheiro, você ficou na pontinha dos pés e ficou olhando o sangre se misturando a água que caia da torneira… ela lavou sua boca e você continuou olhando a mistura e achando interessante! Como podia, aquelas gotinhas vermelhas esticarem e ficar sem cor, por causa da água? Prestou tanta atenção na mistura que esqueceu que a boca estava ferida!

Só lembrou novamente quando Telinha perguntou: “Nossa mãe! Pra quê fazer isso com a bichinha?” “Filha minha não pode andar com um palavrão desses na boca não!” aí você lembrou do ocorrido, da dor, do sangue e da manhê e chorou de mágoa quando ouviu a Telinha falar: “Mas, mãe! Ela é criança, não sabe que isto é palavrão! Ela ouviu os meninos falando na rua, repetiu!” - vixe! Doeu de novo! Você abriu o berreiro e fez suas as palavras de Telinha!

Imagem da internet
Eles se encantam ou desencantam com o sonoridade das palavras, devemos procurar ilustrar de modo que a criança alcance que tal palavra é negativa, é feia, não se deve falar.

E se realmente isso interessa, não sorria! Tudo de errado que eles fazem na fase de aprendizado, eles nos testam, se perceber que agradaram não farão outra coisa! Prestam muita atenção nos adultos e tudo que você aprova com expressões, falas e gestos. Fica na memoriazinha deles e passam a ter o hábito e já não aceitam correção. Levam para a escola, para a igreja, para as brincadeiras e ainda quando são corrigidos falam: “minha mãe fala ou meu pai fala ou meu irmão fala e por aí vai!

Educação quem dá são os responsáveis pela criança, os professores instruem e preparam as crianças, adolescentes e os adultos para o mercado de trabalho; esta é a função do professor! E a primeira cultura que ele absorve é a familiar!

Dispois eu conto mais um bucadim dessa historia!

Um bração proceis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário